Quer saber se Coelho é perfeito para você?

 

 

  • Perfeito para quem valoriza o silêncio; coelhos não fazem barulho, é uma excelente característica para quem mora em apartamento e não quer incomodar a vizinhança. Quem acorda cedo sabe o quão desagradável é no dia da folga ser acordado pelos latidos do cachorro do vizinho.
  • Coelhos não transpiram e não tem aquela oleosidade de pele que confere o tradicional cheirinho de “morrinha” dos cães, ao contrário, a pele do coelho tem o cheirinho bem suave e característico que só é sentido bem de perto; inclusive muitos tutores relatam que se assemelha a talco de bebê e adoram esse cheiro. Também não precisam tomar banho, já que são super limpinhos e higiênicos.
  • Aprendem a fazer o xixi no mesmo lugar. Se adquirido ainda filhote, é possível ensinar o coelho a fazer o xixi no mesmo lugar.
  • Atendem pelo nome e aprendem um monte de truques. É surpreendente o quanto são inteligentes, aprendem o nome rapidamente, mas diferente do cão que a qualquer momento vem correndo, o coelho é um pouquinho mais independente, se estiver na hora da sua soneca ou com preguiça, provavelmente não dará atenção ao chamado do tutor. Podem ser adestrados, aprendendo um monte de truques, nos Estados Unidos o coelho tem um espaço muito especial nos lares, pois é bem cultural criar coelhos de estimação para competir em campeonatos de Agility (esporte em que o coelho pula obstáculos). São realizados por ano milhares de eventos de Agility. As raças mais famosas pra isso são mini lop e Netherland, que são mais ativas e naturalmente mais agitadas. Mas para adestrar se faz necessário um certo conhecimento técnico e muita paciência.
  • Reconhece o tutor, se apega e interage. O vínculo afetivo criado entre o filhote e seu tutor é muito forte, o coelho se apega a ponto de reconhecer o horário que o tutor chega, se animar e ficar ansioso à sua espera.
  • Sua manutenção é bem mais acessível se comparado a cães e gatos. As melhores rações de coelhos ainda são bem mais baratas de manter em função da quantidade pequena que o coelho come; se comparadas as rações Super Premium de cães e gatos. Segundo a ABIMPET o custo médio de manutenção mensal de um cãozinho ultrapassa 300,00; enquanto coelhos fica em média R$ 65,00 por mês.
  • Não precisa levar pra passear. Enquanto cães e gatos percorrem longas caminhadas de vários km; os coelhos são animais de toca, se sentem mais confortáveis dentro de casa e por medo de predadores, não sentem a necessidade de explorar o mundo exterior.
  • Coelhos necessitam de pouco espaço. Várias pessoas deixam de ter um coelho por morar em apartamento ou casas que não tem quintal, quando na verdade esse seria o ambiente perfeito. Ao contrário do que muita gente imagina ao ver coelhos correndo pelos campos naqueles documentários do National Geographic, eles não gostam de grandes espaços abertos. Aqueles animaizinhos que vemos nos documentários são geralmente lebres ou outros lagomorfos. Coelhos se sentem ameaçados em campo aberto, pois por ter muitos predadores, o instinto de sobrevivência ficará sempre ativo, gerando stress ao coelho se ele estiver desprotegido.
  • Vive muitos anos; a estimativa de um mini coelho é viver entre 8 a 10 anos, algumas literaturas citam entre 6 e 8 anos, mas ao longo desses anos recebemos relatos de coelhos que ultrapassam 10 anos e já vimos relatos de até 15 anos; o Guinnes Book reconheceu o coelho mais velho do mundo, Mick, que completou 16 anos em fevereiro de 2019.
  • Os custos de aquisição e manutenção são bem menores se comparados a cães e gatos. Por não ter no Brasil nenhum órgão regulamentador de pedigree para coelhos, mesmo estando dentro dos padrões internacionais da raça, não é possível tirar a documentação que comprove; por isso o valor de um mini coelho é muito menor que de cães e gatos, estimamos que com o mesmo valor de um cãozinho com pedigree da raça mais barata é possível adquirir a raça mais cara de mini coelho, cercado ou gaiola e todos os acessórios necessários para sua manutenção.